A importância da política interna nas empresas.

Neste texto falamos sobre como um política interna de trabalho da empresa poderia proteger o negócio e também como esta ferramenta é um grande aliado do empresário seja ele pequeno, médio ou grande pois a política faz as vezes de um manual de instruções sempre disponível aos colaboradores.

Continuando neste tema, podemos falar um pouco mais sobre este documento essencial para as empresa vamos, também, apresentar uma outra particularidade das políticas internas.

No caso que vamos comentar neste post uma empregada foi demitida sem que a empresa respeitasse a política interna que a própria empresa havia criado para proteger as relações de emprego. Acontece que na empresa, a política de trabalho criou um programa de proteção ao emprego que submeteria o servidor que seria desligado a uma série de oportunidades de melhoria. Contudo, no caso, a colaboradora foi demitida em contradição com o que a própria empresa vinha pregando.

Saiba mais sobre documentos que podem proteger sua empresa, solicite um contato!

Essa demissão foi considerada ilegal pela justiça do trabalho que também condenou o empregador a pagar o equivalente a 6 meses de trabalho para a colaboradora que foi desligada (este prazo seria equivalente à regular duração do processo interno criado pela política de trabalho).

A lição que podemos tirar deste caso em concreto é que a política interna da empresa não é simplesmente um documento mirabolante criado pelo advogado e que deve ficar engavetado na mesa do chefe. Muito pelo contrário, a política de trabalho deve ser aplicada diariamente, ela deve nortear e embasar todas as decisões que envolvam assuntos abordados dentro da empresa. Basta olharmos ao redor e seguirmos os exemplos de empresas que são referência nas áreas que atuam. A política interna destas empresas, com absoluta certeza, permitiu que elas chegassem até onde estão.

Notícia sem nossos comentários: Jornal da Ordem.

Advogado inscrito na OAB/RS 85.343, Sócio na Wibelinger Advogados, Consultor Empresarial, Empreendedor do Ramo de Serviços.

Contatos:

filipe@wibelingeradvogados.com.br

https://www.facebook.com/filipe.wibelinger

https://plus.google.com/u/0/+FilipeWibelinger/

http://br.linkedin.com/in/FilipeWibelinger

Leave a Reply